46º CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTOMATOLOGIA E PATOLOGIA ORAL - Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral
>> congressos

46º CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTOMATOLOGIA E PATOLOGIA ORAL

CONFERÊNCIA CLÍNICO-PATOLÓGICA

O resumo e algumas imagens dos casos a serem discutidos durante a conferência clínico-patológica já estão disponíveis. Convidamos a todos para estudar os casos e enviar suas opiniões de diagnóstico até o dia 15/07/21 para podermos apresentar um resumo das sugestões dos congressistas durante a discussão ao vivo no evento.

Cada caso será inicialmente apresentado por um professor convidado (Discutidor) que recebeu o caso e que terá 10 min. A seguir, será discutido pelo convidado que enviou o caso durante 5 min . Ao final teremos 3 minutos para interação com a platéia.

Acessem os arquivos, vejam os casos, exercitem o diagnóstico e tragam seus comentários e observações para as discussões.

Dia: 30/07
Horário: 08:00 às 10:00

Coordenação
Profa. Dra. Luciana Ramalho
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Coordenação
Prof. Dr. Márcio Ajudarte Lopes
Universidade Estadual de Campinas (FOP-UNICAMP)

CASO 1

Paciente feminino, 62 anos. Queixa de aumento na boca e bochecha esquerda, com sintomatologia dolorosa, com 30 dias de progressão. Relata também feridas na pele que tiveram aparecimento recente. HM: Saudável. Uso de medicamentos: Ibuprofeno; Nistatina para Candidose vaginal.

Michelle Agostini
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Paulo Rogério Ferreti Bonan
Universidade Federal da Paraíba - UFPB

CASO 2

Mulher, 58 anos com queixa de caroço na boca. Na história da doença atual a paciente relata presença de lesão em rebordo alveolar superior e inferior que surgiu há aproximadamente um mês, com evolução rápida em tamanho e sintomatologia.

Lara M. Alencar Ramos Innocentini
Universidade de São Paulo-FORP-USP
Sonia Maria Soares Ferreira
Centro Universitário CESMAC

CASO 3

Paciente masculino, pardo, 72 anos. Lesão em maxila/seio maxilar com duração de 8 anos e com sintomatologia dolorosa. História de 32 anos de uso de tabaco e consumo de bebida alcóolica fermentada.

Raisa Sales de Sá
Universidade Federal do Maranhão
Helder Antonio Rabelo Pontes
Universidade Federal do Pará-UFPA

CASO 4

Mulher de 36 anos de idade apresentando lesão assintomática com cerca de 2 anos de evolução.

Patricia Teixeira
Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN
Daniele Camisasca
Universidade Federal do Espirito Santo- UFES

CASO 5

Mulher de 34 anos de idade, casada, mãe de 2 filhos (10 anos e 8 meses), auxiliar de serviços gerais, residente no interior do estado de SC, apresentou quadro de fraqueza, tontura e visão turva, poucos meses após o parto. Foi diagnosticada com anemia e suspeita de depressão pós-parto pelo médico da UBS de sua referência e iniciou tratamento com sulfato ferroso. Devido a piora do quadro, foi hospitalizada no HU/UFSC, em Fpolis, no dia 15/nov/2019, devido a debilidade geral e para investigação sistêmica. Durante a internação no HU-UFSC, a equipe de enfermagem observou discreto aumento de volume em face direita e a paciente relatou “dor de dente” e “aumento” gengival. A equipe do Núcleo de Odontologia Hospitalar foi chamada para dar parecer técnico na beira-leito (20/nov/2019).

Renata Gualberto da Cunha
Universidade Federal do Amazonas - UFAM
Liliane Janete Grando
Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC

CASO 6

Paciente do sexo feminino, leucoderma, 49 anos de idade foi encaminhada para avaliação de lesão localizada em ventre de língua tempo de evolução de 5 anos.

Martinho C. Rebello Horta
Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais-PUCMG
Janete Dias Almeida
Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho-UNESP

Realização:

Apoio:

Para baixar o aplicativo, escolha abaixo:

A Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral (SOBEP) é uma entidade científica sem fins lucrativos,
que congrega cirurgiões-dentistas que se dedicam à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças da boca.