Quem Somos - SOBEP - Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral
institucional >> quem somos

QUEM SOMOS

O que é a SOBEP

A Sociedade Brasileira de Estomatologia (SOBEP) é uma entidade científica sem fins lucrativos, que congrega cirurgiões-dentistas de todas as regiões do país que se dedicam ao Diagnóstico Bucal, como também, profissionais de áreas afins, tais como a Patologia, a Radiologia, a Dermatologia, a Otorrinolaringologia, a Cirurgia Cabeça e Pescoço, a Infectologia e a Clínica Geral. 

A entidade foi fundada em 1974, tendo como objetivo principal a divulgação dos conhecimentos da área, através de congressos e jornadas, para os quais contamos com estreita colaboração de nossos associados. A Estomatologia como especialidade odontológica foi reconhecida pela Resolução do CFO nº 181/92.

Um breve histórico da Sociedade...



 
Durante reunião de profissionais de Semiologia, vindo de várias partes do Brasil, realizada durante o VI Congresso Internacional de Odontologia da APCD, em S.P. - capital, no dia 24.01.74, foram dados os primeiros passos para a criação da SOBEP.  

1974

 

07 de Março de 1975

  Registro da SOBEP no Cartório Medeiros - Registro Civil de Pessoas Jurídicas, 4a Região de Títulos e Documentos, no 64102, Livro A em 07.03.75
 
I Jornada Brasileira de Estomatologia, realizada em São Paulo - capital, julho/75  

1975

 

1976 / 78

  O tema Estomatologia como especialidade odontológica foi discutido em vários momentos e jornadas
 
Indicado pelo então presidente, grupo de trabalho composto por 3 membros, para elaborarem documentos justificando a necessidade de reconhecimento da Estomatologia como Especialidade Odontológica, para ser apresentado, discutido e aprovado durante o transcorrer da V Jornada Brasileira de Estomatologia à ser realizado em Curitiba - PR, de 12 a 15.07.79  

1979

 

Julho de 1979

  Apresentado e discutido arrozoado, emitido pela comissão com os associados, durante o desenvolver do V Congresso, cujos resultados em forma oficial será encaminhada ao CFO.
 
Encaminhamento de ofício com arrozoado ao presidente do CFO, solicitando reconhecimento da Estomatologia como especialidade odontológica  

1980

 

04 de Abril de 1990

  Após 1 década de lutas em prol do reconhecimento da Estomatologia como especialidade odontológica, o CFO em Reunião Ordinária - Deliberação em Plenário nos dias 3 e 4 de abril de 1990, e conforme resolução CFO 167 / 90, art. 2o , altera a denominação da Especialidade de Patologia Bucal para Patologia Bucal e Estomatologia.Esta resolução não foi de agrado nem dos patologistas e muito menos dos estomatologistas, pois não viam sentido nenhum nessa associação de especialidades
 
Protocolado no CROSP, pedido separação das especialidades com arrozoado, justificando o por quê de tal fato.  

04 de Abril de 1990

 

15 de fevereiro 1992

  Assembléia preparatória em todos os estados do Brasil à I ANEO, Diversas foram as propostas para a separação da especialidade, formuladas e discutidas em vários estados do Brasil. Em São Paulo, foi sugerido estrutura curricular para a Estomatologia como especialidade autônoma.
 
I ANEO - realizada nos dias 17 a 20 de abril de 1992, nas dependências do Hotel Glória, no Rio de Janeiro, com participação de inúmeros colegas de todos os estados do Brasil. O tema foi discutido preliminarmente nos 4 grupos de preparação para Plenária Geral. Conseguimos a aprovação para a separação da especialidade em 3 grupos, sendo então, o resultado levado a Plenário Geral para nova discussão e votação, tendo sido enfim aprovada a separação.  

20 de abril 1992

 

06 de Junho de 1992

  Resolução CFO 181 / 92, seção XIV, art. 68 e 69, reconhece a Estomatologia como especialidade odontológica, respeitando as decisões democráticas tomadas na I ANEO
 
Portaria CFO / 73 de 28.03.1995, concede registro no CFO à Sociedade Brasileira de Estomatologia.  

28 de Março de 1995

 

Novembro de 2001

  II ANEO realizada em Manaus - AM.Após discussão nos 4 grupos preparatórios à Plenária Geral, dos quais participaram vários de nossos associados, foi mantida a Especialidade de Estomatologia, sem nenhuma alteração.
 
Prêmio "Dr. Luiz César Pannain" - medalha de honra ao mérito. Após nossa solicitação ao Sindicato dos Odontologistas do Estado de São Paulo , fomos convidados a participar da Reunião Plenária (que será realizada na sede do referido sindicato em 06.06.02) para a escolha do cirurgião-dentista que será agraciado com a referida Láurea Honorífica na especialidade de Estomatologia.  

11 de Março de 2002


Prof. Dr. Gilberto Marcucci
Presidente da SOBEP 2000/02

 




A Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral (SOBEP) é uma entidade científica sem fins lucrativos,
que congrega cirurgiões-dentistas que se dedicam à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças da boca.